Escaladas.com.br

Até o momento, temos 8.687 vias cadastradas em 1606 locais de 402 cidades de 24 estados brasileiros.

Localização

Dados do local Bahia > Guaratinga > Pedra do Encontro

Ampliar imagem Pedra do Encontro
Pedra do Encontro. A via "Redemoinho" sobe em linha reta logo à direita do centro da imagem,
Foto: André Ilha
Ampliar imagem Pedra do Encontro
Pedra do Índio (e) e Pedra do Encontro.
Foto: André Ilha
Pedra do Encontro
Cadastrada por: André Ilha, em 18-12-2021 às 13:56
Descrição: Pico do meio de um conjunto de três pontas, sendo outra a Pedra do Índio e, a terceira, um morro acessível por caminhada, não possui nome. O nome da Pedra do Encontro foi dado pelos conquistadores da via Redemoinho", que chegou ao seu cume até então virgem.
A caminhada de acesso é longa, porém predominantemente aberta (pastagens). Há livro de cume.
Para rapelar, um par de grampos batido perto da borda da montanha, em outra direção (nordeste), permite um rapel único com duas cordas de 60 m direto de volta ao chão, porém evitando o contorno da montanha e os trechos de vegetação fechada que há nele.
Como chegar à base: Uma vez em São João do Sul, distrito de Guaratinga, pegue a estrada de terra (BA-283) que vai para Minas Gerais (e para a localidade de Buranhém, também em Guaratinga), siga nela por cerca de 6 km e vire à esquerda, numa estrada menor que leva à localidade de Córrego do Ouro. Siga por essa estrada por cerca de 14,5 km e dobre à direita em uma estradinha precária, seguindo por ela por cerca de 2 km até a casa mais alta, da D. Joana.
Ali deixe o carro, peça permissão para passar e pergunte sobre o início da trilha que leva às pastagens que conduzem à base das Pedra do Encontro.
Abandone a pastagem para subir por um pequeno costão entre a Pedra do Encontro e um morro sem nome à esquerda, encoste na pedra e a contorne para a esquerda até chegar à base da via, numa óbvia e fácil diagonal para a esquerda. Depois do costão há curtos trechos em que será necessário um facão.
Coordenadas: -16.61758311831677,-40.04903634898933
Encontrou algo errado? Clique aqui

Vias cadastradas neste local (1)